Sunday, January 25, 2009

E a saga continua...

Em uma coisa os filmes norte-americanos não mentem: o Central Park é realmente um lugar onde as pessoas podem ir tanto para fazer exercício quanto para apenas relaxar. Senti-me num longa-metragem ao me deparar com uma flautista solitário - que mereceu uma foto - e com uma família negra composta por quatro crianças, que cantavam músicas de natal na frente de uma das fontes. E, como tudo nos Estados Unidos, o parque é enorme, e não consegui visitá-lo totalmente.

A grandiosidade de Nova York também pode ser percebida na vista espetacular e inacreditável do Empire State. À noite, é possível ver cada continuo brilhante da ilha de Manhattan. Fiquei emocionada ao ver um dos pontos turísticos mais famosos do mundo. Pela primeira vez, desejei que minha família estivesse ao meu lado para apreciar o que estava vendo, e agradeci a Deus pela oportunidade que Ele me ofereceu. Chorei também ao assistir uma peça da Broadway. Ver Shrek ao vivo foi uma realização, após anos assistindo musicais.

A tecnologia é presença constante no dia-a-dia dos norte-americanos. Não foi diferente no meu caminho de NY para Washington. O ônibus - baratíssimo: 10 dólares - tinha wifi. Na estrada, fui conversando com alguns dos meus amigos. Internet de graça nos lugares públicos não é incomum. Na verdade, se os residentes dos EUA tiverem a chance de substituir mão-de-obra humana por máquinas, eles o farão. Você compra tíquetes para o metrô só através de computadores. É possível alugar um DVD só com uma máquina, tipo caixa eletrônico. Qualquer pessoa tem um carro e um celular - com touch screen e teclado - muito bons para os padrões brasileiros.

Agora, só um desabafo...

Sempre me assusto quando vejo a história se concretizando em algum momento dos meus passeios nos Estados Unidos. Segundo o meu aprendizado dos livros de geografia, os norte-americanos apóiam Israel desde o início do conflito com os palestinos, sobretudo na Faixa de Gaza. Muitos dos habitantes daqui do norte pertencem a famílias oriundas do país do Oriente Médio, e por isso há a ligação entre os dois lugares. Talvez esses descendentes tenham produzido a propaganda que assisti na televisão. O anúncio pedia dinheiro para ajudar os “amigos” iraelenses na guerra de agora, até com número de telefone. O vídeo mostra os palestinos como terroristas. A cara-de-pau dos norte-americanos é inacreditável...

Clique aqui para ver o comercial no youtube.com.

8 comments:

  1. Ahh não acredito que tem número de doação pra ajudar os amiguinhos israelenses... É o cúmulo! Tomora que depois Israel se volte contra os EUA como o Afeganistão.
    Tá bom, eu não quero isso de verdade. Chega de guerras e civis mortos. Mas VTNC EUA, vou te contar.

    Ahh Carol choronaaa!!! hahahahahahah
    Depois quero ver suas fotos!!
    Ei, você foi na loja da Apple, em Manhatan?
    Se estiver em NY ainda dá uma passada lá. É incrível!
    (Aproveita e me compra um Ipod? rs!)

    Bjocas, turista!

    ReplyDelete
  2. Praticamente uma correspondente político-econômica-turisto-deslumbrada dos amigos yankees!

    Sei lá, coitadinho dos americanos. Aqui fora o mundo é outra coisa. Roubar pirulito deve justificar massacre bélico. Mas dizem que um tal de Obama vem aí, cheio de gás para mudar as coisas. Resta esperar!

    Ah, e como prendas são de praxe, eu quero um bonequinho do menino que vão começar a vender. Vem com gravata, microfone e credibilidade para liberar ajuda financeira a grupos de acionistas do lado de cima do Equador. Tão excitante. Vou até brincar de casinha branca com meus irmãos.

    Não vou fazer como a Clara e te chantagear a ir no meu blog, eu prefiro usar psicologia reversa!

    E, diga-se de passagem, o texto está muito bem escrito.

    ReplyDelete
  3. Central Park é meu local preferido... tinha que passar uma manhã inteira (ou duas!) lá cada vez que ia a NY. Chegava de madrugada em NY do busão (que na minha época era mais caro!), passava no Starbucks pra comprar alguma coisa e ia tomar café-da-manhã no Central Park, vendo o dia começar e o pessoal correr com seus cachorros...

    ReplyDelete
  4. Ok ok... Eu joguei sujo!
    Mas deu certo!
    A Carol sempre soube da existencia do Aliás e nunca se deu ao trabalho de ir lá deixar um comentário, um afago q seja.
    Mas vamos ao comentário do texto.
    A vida na terra do Tio Sam deve ser bem diferente mesmo. Nada como morar na terra de quem decide a história!
    Doar dinheiro aos israelenses? Claro! Afinal é sobre eles que recae uma chuva de mísseis pela manhã, todas as manhãs!
    Aff!

    Olha, pra adicionar meu blog nos seus favoritos, vc precisa primeiro ter uma lista de favoritos!
    hahahahahaha...

    Bjo!

    Se cuide aí!

    ReplyDelete
  5. P.S1: Alugar dvds em uma máquina tipo um caixa eletrônico tb é possível por aqui (ahhh, São Paulo! hahahahahhaha).
    P.S2: Quem escreveu o comentário anterior fui eu! hehehehehehe

    Clara

    ReplyDelete
  6. Qual o número pra ajudar Israel?
    Será que trote internacional sai caro?

    ReplyDelete
  7. Fala, Carol!

    Maneiro o Blog!! Muito bacanas as suas impressões de NY...

    Eu sabia que eles apoiavam os israelenses, mas não sabia q era tanto assim...

    beijão

    polito

    ReplyDelete
  8. Amiga chorona!!!! rs
    Lindo seu texto!!! Meu orgulho jornalístico!!! rsrs

    Mega saudade!!!!!!!!!

    bjooo

    obs: Adorei o comentario do Marcos!!! Um trote internacional ia ser muito bom... rsrs

    ReplyDelete